quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Prefeitura investe em Projeto de Adequação Ambiental em área rural de Magé



As secretarias de Agricultura Sustentável e Meio Ambiente deram início ao Projeto de Adequação Ambiental de Propriedade Rural. O objetivo é adaptar as propriedades às legislações ambientais, aliando respeito ao meio ambiente com a diversificação da produção para que haja um incremento na renda do produtor.
O piloto do projeto foi implementado na manhã desta quarta-feira (18) no Sítio Gandé, na Capela, no segundo distrito. Foram plantadas mais de 200 mudas de espécies nativas e da olericultura local de Magé, como o palmito pupunha. Alunos da rede municipal também participaram do evento.
A adequação possibilita a implantação de sistemas de tratamentos de efluentes, o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e Reserva Legal, com o uso de espécies nativas e comerciais, além da adoção de práticas agrícolas sustentáveis.
“Esse projeto tem um caráter socioeconômico e de desenvolvimento da agricultura de forma sustentável. Temos na pessoa do prefeito Nestor Vidal alguém que está permanentemente sensível às questões ambientais e ao desenvolvimento da agricultura do município. Com certeza o projeto será replicado para diversas propriedades rurais de Magé. Os produtores que fizerem uso dessa importante ferramenta que o governo municipal oferece terão um ganho substancial”, afirmou o secretário de Agricultura Sustentável, Aloísio Sturm.
Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, o mais importante é “a resolução dos problemas das áreas de degradação dentro das propriedades. Com a adequação, o produtor ganha mais espaço para o plantio. Também diminuirá o assoreamento dos rios e traria um maior ordenamento das calhas dos rios. As secretarias de Meio Ambiente e Agricultura Sustentável estão trabalhando em harmonia e com isso, os proprietários e produtores serão beneficiados com as políticas públicas direcionadas pelo prefeito Nestor Vidal”.
A produtora Fabiana de Araujo Minian destacou que “o projeto vai ajudar diversos problemas, como o desbarrancamento que tive em uma grande parte do terreno devido à erosão. Ainda posso ganhar uma renda extra com o plantio de plantas frutíferas e o palmito pupunha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário