quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Prefeitura inicia operação para rebocar carros abandonados


 A Secretaria Municipal de Segurança deu início na tarde desta quarta-feira, 18, a uma operação para rebocar veículos abandonados em via pública. O objetivo é desobstruir as ruas e liberar as calçadas para a passagem de pedestres. A ação teve início na Rua José Bandeira Viana, no Rosário, com a retirada de dois carros e de uma carcaça de um Fiat Mille, que foram transportados até locais indicados pelos seus proprietários. No caso de os donos não estarem por perto durante a operação, os veículos recolhidos serão levados para o depósito público municipal, em Três Córregos.


O coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves, supervisionou a operação. “Por determinação do prefeito Arlei, a Secretaria de Segurança adquiriu um reboque e iniciamos esta operação. Vamos fazer com que se cumpra o determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro em relação ao passeio público, pois o pedestre tem o direito garantido de passagem sobre a calçada”, assinalou.

Alves informa que a ação será realizada na cidade e no interior. “A cada dia será sorteado um bairro para receber a operação, pois não temos condição de recolher todos os carros abandonados no mesmo dia. Serão visitados todos os bairros, na cidade e no interior”.

A operação reboque foi aprovada. “Esses carros velhos abandonados causam muitos transtornos, pois as pessoas têm que sair da calçada para a rua por falta de espaço para passar. Eles atrapalham a passagem dos ônibus e ainda viram depósito de lixo e, por empoçar água, de foco de mosquitos”, disse Valdecir Paim Alves, presidente da Associação de Moradores do Rosário. “Tem que tirar esses carros abandonados da rua mesmo, para o pedestre ter lugar para passar na calçada”, comentou a moradora Helena de Oliveira. “É uma limpeza que deve ser feita sempre, para liberar o passeio pra gente passar”, completou Sueli Veríssimo.

No caso dos carros que forem encaminhados para o depósito de veículos, em Três Córregos, os proprietários deverão pegar uma guia de apreensão no local e apresentar na 9ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), localizada em Araras. O órgão do Detran fará um levantamento para saber se há pendências em relação ao veículo, como multa ou atraso no pagamento de impostos e taxas. Caso haja, o dono deverá providenciar a quitação e apresentar o comprovante no depósito municipal, que liberará o carro. Depois de trinta dias de apreensão, o proprietário deverá pagar uma taxa única de diária no valor de R$ 152,47.

A Guarda Municipal recebe denúncia de carros abandonados em via pública pelo telefone (21) 3642-8299.

Nenhum comentário:

Postar um comentário