sábado, 28 de setembro de 2013

Museu da Cerveja encanta turistas e moradores em Petrópolis, RJ

Espaço foi inaugurado há pouco mais de um ano no Centro Histórico.Público conhece a história da cerveja no Brasil e também no mundo.


Museu da Cerveja em Petrópolis 8 (Foto: Victor Polycarpo / Content 360)
No museu o público aprecia a bebida direto da fonte
(Foto: Victor Polycarpo / Content 360)
Pesquisas revelam que a cerveja faz bem à saúde, além de ser a bebida preferida de grande parte da população, em especial dos brasileiros. Em Petrópolis, Região Serrana do Rio, o público tem a oportunidade não apenas de apreciar o líquido direto da fonte, como também conhecer a fábrica da primeira cerveja do Brasil. Aberto há pouco mais de um ano, o Museu da Cerveja na Cervejaria Bohemia já atraiu mais de 50 mil visitantes.

No centro de experiência cervejeira, o visitante conhece como surgiu a primeira cerveja do Brasil, mas também a história da cerveja desde o início da humanidade. Cerca de 20 ambientes contam como nasceu esse líquido apreciado por milhares de pessoas, seja no Brasil ou no mundo. A visita dura cerca de duas horas e começa no 'Túnel Saga da Cerveja - A história da cerveja através das eras', na Mesopotâmia, 9.000 anos antes de Cristo. Lá, começava o nascimento do líquido dourado, que chegou a ser considerado moeda de troca, dinheiro.

De acordo com o Código de Hamurabi, sexto rei da dinastia babilônica, o cervejeiro que produzisse cerveja de má qualidade era morto por afogamento no próprio líquido. A ordem era “olho por olho, dente por dente”. Foi exatamente esse código que regulamentou a produção da cerveja, que era feita com água da rua, impondo a reciprocidade do crime praticado: fez cerveja ruim, morre na própria produção.

Museu da Cerveja em Petrópolis 9 (Foto: Victor Polycarpo / Content 360)A história da cerveja é contada ao público através das eras (Foto: Victor Polycarpo / Content 360)
Durante todo o passeio, o visitante interage com cabines multimídias que ajudam a ambientar a viagem no universo cervejeiro em todas as fases do nascimento da bebida. Através das mídias sociais, o público vai registrando passo a passo alguns trechos do passeio.

Mais de três seculos no universo cervejeiro
No Brasil, a história da cerveja tem início em 1634, com a colonização holandesa, que traz o líquido dourado para a terra tupiniquim. Com a saída dos holandeses, a cerveja saiu de cena por um século e meio, retornando no final do século 18 e início do 19 com a vinda da família real portuguesa, em 1808. Daí para frente, a cerveja só ganhou espaço no coração dos brasileiros e apreciadores da bebida, e também nas mesas de bares e restaurantes.

Museu da Cerveja em Petrópolis 9 (Foto: Victor Polycarpo / Content 360)
No Brasil, a história da cerveja começa em 1634
(Foto: Victor Polycarpo / Content 360)
Para montar o Museu da Cerveja, foi preciso uma pesquisa sobre a história das cervejarias no Brasil, que durou cerca de dois anos. Além da história, o público conhece mais sobre os tipos de cerveja – ale, lager, lambic e híbridas -, assim como funciona o processo de fabricação de cada uma: a origem, como devem ser harmonizadas, em que copo deve ser servido, a temperatura ideal e o teor alcoólico.

Do mundo para a Cidade Imperial
Na 'Sala do Mestre – O início da história da Bohemia' começa a ser contada como nasceu a cervejaria em Petrópolis. Não apenas a sua história, mas a tradição e o conhecimento dos verdadeiros guardiões da fórmula do líquido dourado, os mestres cervejeiros, são revelados ao público, que pode conferir de perto objetos pessoais, documentos e algumas particularidades de quem traçou o que hoje é a cervejaria.

Museu da Cerveja em Petrópolis 10 (Foto: Victor Polycarpo / Content 360)O público pode ver objetos pessoais dos guardiões
da fórmula (Foto: Victor Polycarpo / Content 360)
Na 'Sala dos Ingredientes', 'Alquimia e Transformação' e 'Ritual' os visitantes conhecem passo a passo como é produzida a cerveja desde a escolha dos ingredientes, além de conhecer a importância de cada um, seguindo pelas etapas do processo da produção até, finalmente, a degustação da apreciada bebida.

Antes de terminar o passeio, no entanto, o público ainda pode se divertir no 'Estúdio', uma sala interativa com jogos e cabines onde o visitante pode tirar fotos e enviá-las para o e-mail ou redes sociais. Por último, tem a visita à 'Vila Bohemia', onde é possível ver de perto como é o funcionamento real de uma cervejaria.

Mas o passeio não para por aí! Como se trata de um centro de experiência cervejeira, o visitante não pode terminar o tour sem se deliciar no Bar Bohemia, onde é oferecida toda a diversidade de bebidas produzidas na fábrica harmonizadas com petiscos e quitutes que deixam o passeio ainda mais saboroso.
Museu da Cerveja em Petrópolis 11 (Foto: Victor Polycarpo / Content 360)O visitante conhece a importância de cada ingrediente que compõe a tão apreciada fórmula do líquido dourado (Foto: Victor Polycarpo / Content 360)
 Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário