segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Comissão de Saúde visita Hospital São José e descobre projeto de centro de hemodiálise à espera de aprovação há oito meses



A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Teresópolis foi, no dia 24.09, ao Hospital São José para se informar sobre os fatos relacionados ao Setor de Hemodiálise, interditado por tempo indeterminado, por ordem da Secretaria Estadual de Saúde. Dos 88 pacientes internados no setor, nove apresentaram resultado positivo para o vírus tipo C da hepatite, e quatro estão sob suspeita. Com isso, a subsecretaria estadual de Vigilância de Saúde abriu investigação sobre o caso.
O presidente da Comissão vereador Dr. Antônio Francisco (PP), o relator Serginho Pimentel (PRP) e Dedê da Barra (PTN) foram acompanhados pelo vereador DaPonte (PSDB) à reunião com a diretoria do HSJ. “A investigação está sendo feita pela comissão de infecção hospitalar junto com o Hospital Santa Teresa, com o qual está ligado o HSJ. Profissionais estão empenhados em saber por que houve esta contaminação”, disse o vereador Dr. Antônio Francisco.
Durante a visita, a Comissão descobriu que o Hospital São José espera há oito meses a aprovação, pela Vigilância Sanitária, de um projeto de arquitetura para fazer um centro de hemodiálise com capacidade de atendimento para 200 pessoas.
“O centro de hemodiálise não funciona sozinho, é um centro de atividades intra hospitalar. Precisa da concorrência de outros médicos que não sejam somente infectologistas. Numa unidade destas, isoladas, dificilmente o governo vai colocar médico cirurgião vascular, clínico, cirurgião. Existe procedimento que só é feito em centro cirúrgico. O governo não será capaz de constituir uma equipe tão grande. Para fazer funcionar 100 leitos é preciso, no mínimo, 200 profissionais, incluindo médico, enfermeiro, auxiliar, pessoal de serviço de infraestrutura”, explicou Dr. Antônio Francisco (PP), criticando a promessa do governo do Estado em construir um centro de hemodiálise em Teresópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário