quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Academias de Saúde em Duque de Caxias já receberam dinheiro para construção


Foto: Reprodução da internet
Através de Emenda Parlamentar, o deputado federal Aureo (PRTB/RJ) liberou R$1 milhão de reais para a Saúde em Duque de Caxias. O governo municipal construirá 06 (seis)  Academias de Saúde nas seguintes localidades: Praça Olavo Bilac, Taquara, Parada Angélica, Jardim Leal,Vila Canaã e Rua 1 (esquina da Rua Alicante com Rua Conoura).
Destas, cinco unidades já receberam a primeira parcela. O dinheiro foi liberado por solicitação de Aureo junto ao Ministério da Saúde.
O deputado espera que o governo municipal cumpra o cronograma do projeto apresentado para receber o restante do dinheiro e para que a população receba logo os benefícios de ter uma Academia da Saúde nas comunidades.
Segundo o Ministério da Saúde, O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.
Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.
As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário