segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vereador Maurício Lopes participa de evento organizado por estudantes e professoras sobre a importância do Rio Paquequer no bairro Beira Linha

  
            O Rio Paquequer era limpo e dava para pescar, tomar banho e até lavar roupas. As ruas ainda eram de chão batido, mas os moradores não produziam tanto lixo quanto agora. Estes relatos foram feitos por quem acompanhou a ocupação do bairro Beira Linha e o público era formado, principalmente, por crianças moradoras do local, que estudam na Escola Municipal Chiquinha Rolla e fazem parte do ‘Programa Agenda Água na Escola’, desenvolvido pela ONG Grupo de Educação para o Meio Ambiente (Gema) com apoio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).
            Alunos e professores organizaram o Café Histórico, um encontro entre moradores e estudantes para falar sobre o Rio Paquequer e pensar como a Beira Linha pode se desenvolver sem prejudicar o meio ambiente. Entre os convidados, o vereador Maurício Lopes, também morador do bairro, relatou como o Poder Público e a população podem ajudar na limpeza do Rio Paquequer, no recolhimento de lixo e manutenção de áreas limpas. “É muito bom ver crianças discutindo o futuro. Amanhã, elas que estarão tomando conta de tudo aqui”, elogiou o vereador Maurício Lopes.
    
 O vereador Maurício Lopes: “É muito bom ver crianças discutindo o futuro.
Amanhã, elas que estarão tomando conta de tudo aqui.”

            Orientados pela educadora e monitora do Programa Nylce Jucá, os alunos monitoram a água do Rio Paquequer, fazem um inventário de toda a sujeira encontrada em suas margens e discutem o que pode ser feito para tentar reverter a poluição do local.
            De acordo com o Programa, através de metodologias participativas (Biomapa e Oficina do Futuro), os Jovens Gestores Ambientais realizam um diagnóstico do território onde a escola está inserida, buscando identificar as potencialidades e as degradações. Durante oito meses as questões apontadas no diagnóstico são trabalhadas em oficinas dinâmicas e divertidas. Simultaneamente às oficinas, expedições são realizadas, para coleta e análise da água do recurso hídrico próximo à escola.
             “Teresópolis despeja cerca de 150 toneladas de lixo por dia. O bairro Beira Linha tem quase oito mil moradores. Hoje, quase tudo pode ser reaproveitado. É preciso ter consciência quando se produz o lixo e pensar o que pode ser doado antes de ser descartado. O trabalho de despoluição depende do comportamento de cada um de nós”, defendeu Maurício Lopes.
            A diretora Eliana de Mesquita Barros relembrou quando o ‘Programa Agenda Água’ começou no final de 2012. “Uma grande conquista para a escola que culminou com o Café Histórico.”

            Entre os participantes, Ana Simões da Silva, 88 anos, carinhosamente chamada de Dona Ana, há 51 anos no local, relatou diversas histórias para as crianças. Participaram, também, o presidente da associação de moradores Sidney Nunes de Moura, e as moradoras Sueli Carmo da Rosa, Alice Joaquina do Carmo da Rosa, Vitalina Mesquita de Barros.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário