quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Trilha Caminhos da Serra do Mar sera inaugurada na quinta, dia 15

O percurso, que passa pelas cidades de Magé, Petrópolis e Teresópolis, tem 170 quilômetros

Trabalho. Equipe do parque em campo para mapear e fazer ajustes nas trilhas: desde abril
TERCEIRO / DIVULGAÇÃO

Trabalho. Equipe do parque em campo para mapear e fazer ajustes nas trilhas: desde abril
Foto: Terceiro / DivulgaçãoA trilha Caminhos da Serra do Mar, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), será inaugurada quinta-feira. Com cerca de 170 quilômetros, o percurso abrange os municípios de Magé, Petrópolis e Teresópolis e, na verdade, é uma junção de quatro trilhas que já existem: Caminho do Ouro; Cobiçado Ventania; Caxambu; e a travessia Petrópolis-Teresópolis.
Leandro Goulart, chefe do Parnaso, lembra que, desde abril, vêm sendo feitos o mapeamento das trilhas e pequenos ajustes na sinalização. O trajeto completo dura seis dias, sendo que o visitante pode escolher apenas algumas das etapas.
— Cada uma tem um grau de dificuldade e exige diferentes equipamentos. Na segunda etapa, há poucos pontos de água. Por isso, recomendamos que o visitante leve no mínimo três litros. A última é a mais pesada e dura três dias. Os participantes são obrigados a terminá-la, pois não há área de escape durante o trajeto — explica.
No caminho, os visitantes encontram atrativos naturais, como cachoeiras e uma vasta biodiversidade, além de elementos históricos, como o caminho de pedra, a antiga linha férrea e a primeira estrada pavimentada do país.
Os interessados em participar da primeira travessia na nova trilha, dia 15, devem enviar e-mail com nome e as etapas que pretendem percorrer para caminhosdaserradomar@gmail.com. Confirmada a inscrição, o participante receberá um outro e-mail com os detalhes do ponto de encontro, o trajeto do passeio e o que é preciso levar. Essa etapa é gratuita, sendo necessário pagar apenas pelo último percurso, na parte alta do parque, no valor de R$ 40.

Fonte:Globo Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário