terça-feira, 27 de agosto de 2013

Região Serrana recebe pluviômetros automáticos até 30 de setembro

Ministro Marco Antônio Raupp participou da reunião em Petrópolis.


Pluviômetro (Foto: Divulgação/Defesa Civil)Pluviômetro automático (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação apresentaram nesta quinta-feira (22) o projeto "Pluviômetros Automáticos". O encontro foi em Petrópolis, Região Serrana do Rio, reunindo representantes de 20 municípios. O evento contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e representantes da Defesa Civil de toda a região.
Durante a reunião foi ressaltada a importância desse projeto para a redução de vítimas de desastres naturais. Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, assegurou que 30 de setembro é a data limite para todo o sistema estar funcionando e destacou que esse projeto só é possível através de uma parceria entre as Defesas Civis municipais, estaduais e a federal.
Na última semana, a analista em Hidrologia do Cemaden, Giovana Luz, esteve em Cantagalox para escolher os locais para a instalação dos pluviômetros. A previsão é que eles comecem a ser instalados na próxima semana. Raupp garantiu ainda que todos os pluviômetros serão instalados ainda este ano. “Não podemos começar mais um ano sem todos esses equipamentos funcionando”, frisou.

Sérgio Simões, secretário estadual de Defesa Civil, lembrou que este é um dos melhores momentos do sistema de monitoramento da Defesa Civil, mas que cabe aos municípios transformar a tecnologia em ações práticas.

A Defesa Civil esclareceu ainda que isso envolve a vida das pessoas e é necessário muita atenção, já que não se pode admitir erros nos acionamentos de alarmes


Nenhum comentário:

Postar um comentário