segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Estudantes recebem orientações para época das chuvas

Alunos do ensino fundamental de escolas municipais de áreas de risco da Serra recebem capacitação para redução de perigo de desastre






Voluntários no Bairro Independência, em Petrópolis
Foto: Gabriel de Paiva/18-03-2013
Voluntários no Bairro Independência
 em Petrópolis
 Gabriel de Paiva/18-03-2013
  A pouco mais de quatro meses do início do verão — e das inevitáveis chuvas —, cerca de mil alunos da rede pública de ensino de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim estão participando de um curso de capacitação para a redução de riscos causadores de desastres.
A iniciativa faz parte do projeto Agente Comunitário Escolar, da Secretaria de Defesa Civil do Estado. As aulas, que começaram em junho e seguem até novembro, acontecem uma vez por mês e têm a duração de quatro horas. Elas são ministradas por 33 bombeiros, em 42 turmas de ensino fundamental de escolas que ficam no entorno de áreas de risco.
De acordo com o diretor da Escola de Defesa Civil, Paulo Renato Martins Vaz, o trabalho busca conscientizar os adolescentes sobre o papel de cada um deles na prevenção de novas tragédias.
— Instruímos sobre a importância de não devastar a vegetação, não jogar lixo em ruas e rios e não construir residências em áreas de risco. A ideia é que eles possam servir como agentes multiplicadores — afirma Vaz.
O programa é dividido em cinco módulos e abrange também noções sobre Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, percepção de riscos, sistema de alerta por sirenes, plano de contingência de família, primeiros socorros e transporte de acidentados.
Moradora do Bairro Chácara Flora, em Petrópolis, a estudante Thuany Maria Nina Januário teve a sua casa inundada pelas chuvas no início deste ano. Ela diz que as aulas têm sido úteis para entender como se deve agir em casos de emergência.

— Até quem nunca vivenciou esse tipo de situação vai ficar alerta depois dessas aulas — afirma


Fonte: o globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário