sábado, 17 de agosto de 2013

Encontro de secretários de Educação da Região Serrana 2 discute inclusão


Maria Lúcia Noronha, Jurema Chirico, Sandra Simões, Antoine Lousao, Irys Dorotheia e Delzimar Caetano. (Foto: Paula Valviesse)
Maria Lúcia Noronha, Jurema Chirico, Sandra Simões, Antoine Lousao, Irys Dorotheia e Delzimar Caetano. (Foto: Paula Valviesse)
Cordeiro sediou , o Encontro de Secretários da Região Serrana 2. A reunião, organizada pela secretária de Educação, Delzimar Caetano, aconteceu no Clube Social Cordeirense e contou com a presença de representantes de 12 municípios, da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sandra Simões, e do superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), Antoine Lousao.
O tema desenvolvido em Cordeiro foi a “Inclusão”. O encontro, que acontece uma vez por mês, tem como objetivo o fortalecimento das ações dos municípios e da região, assim como, o desenvolvimento de temas relacionados à qualidade da educação. A região Serrana 2 conta com a participação de 18 municípios, coordenados por Maria Lúcia Noronha.
Com a presença dos professores da rede municipal de ensino, foram ministradas duas palestras. Antoine Lousao apresentou aos presentes as ações organizadas pela SEEDUC para desenvolvimento dos profissionais da rede, como o Programa de Formação Profissional, pelo qual está sendo disponibilizado para os municípios a capacitação de gestores, e também as avaliações, que visam produzir um diagnóstico através do acompanhamento da qualidade da educação em cada unidade de ensino.
O tema central foi debatido durante a palestra “Reflexões Sobre a Prática Educativa na Inclusão”, ministrada pela especialista, Jurema Chirico Ferreira de Brito, do Rio de Janeiro. Além de informar sobre as dificuldades encontradas pelas escolas, seja na infraestrutura ou na disponibilidade de professores para trabalhar a inclusão, a educadora também fez demonstrações de métodos de inclusão que podem ser desenvolvidos e construídos com materiais simples, usados no cotidiano escolar.
Secretários dos municípios envolvidos no Encontro da Região Serrana 2, em Cordeiro. (Foto: Paula Valviesse)
Secretários dos municípios envolvidos no Encontro da Região Serrana 2, em Cordeiro. (Foto: Paula Valviesse)
A próxima reunião foi marcada para o dia 13 de setembro, na cidade de São José do Vale do Rio Preto, onde o tema “Inclusão” será retomado e os secretários dos municípios de Duas Barras, Teresópolis e Nova Friburgo discorrerão sobre as experiências obtidas na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário