segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Começa a temporada dos Jogos Estudantis de Teresópolis

Cerca de 3 mil jovens disputam partidas até 19 de setembro



Com o desfile das escolas participantes, foi aberta na tarde deste sábado, 17, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, a edição 2013 dos Jogos Estudantis de Teresópolis (JETs). Este ano, as provas contarão com a participação de cerca de 3 mil atletas de 24 escolas das redes municipal, estadual e privada,das zonas urbana e rural do município. A solenidade contou com a presença dos secretários municipais de Educação, José Leonardo Vasconcellos, e de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, e dos vereadores Dr. Carlão e Luciano de Vargem Grande. 
Os Jogos Estudantis têm como finalidade valorizar o esporte no contexto escolar e promover a confraternização entre alunos e professores. Com muita graça e entusiasmo, as meninas da ginástica olímpica deram um show à parte nasolenidade festiva de abertura dos jogos. A pira olímpica foi acessa pelo consagrado atleta do tênis, o teresopolitano Clayvert Gusmão, que hoje ocupa o 2º lugar no ranking mundial na categoria Seniors (40+).

Fotos – Marco Esteves

O secretário de Educação, José Leonardo Vasconcellos destacou a importância da competição para os jovens atletas. “Esta competição tem um papel fundamental para o futuro dos nossos jovens e crianças. O melhor nisso tudo é a educação e o esporte andarem juntos porque propiciam melhor aprendizagem e respeito ao ser humano. Vencer não é o mais importante, mas competir e participar sim, e a parceria entre o esporte e a educação promove o bom convívio”, afirmou Leonardo. 
Para o Secretário de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, o esporte é fundamental para a formação do caráter, além de elevar a autoestima das crianças e jovens de Teresópolis.  “Os jogos incentivam a prática de atividades esportivas, estimulam a formação da cidadania e proporcionam o resgate da autoestima e dos valores de solidariedade e respeito mútuo. O esporte promove a integração e a socialização dos nossos jovens e esses valores são fundamentais para a formação do caráter do cidadão”, avaliou o secretário.   
Aluno do 9º ano, do Centro Educacional Nossa Senhora do Carmo, Rickson Cardoso, sempre participa dos JETs. “Gosto muito de fazer parte dos jogos. Além de treinar meu pingue-pongue, que é o meu esporte predileto, sempre faço novas amizades”, comentou. 
Até 19 de setembro, alunos de 13 a 17 anos participarão de disputas nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, futsal, tênis de mesa, xadrez, corrida rústica, corrida de orientação, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância, provas de velocidade e badmiton. 
As partidas serão disputadas no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão (Várzea), na quadra do Centro Educacional Helena de Paula Tavares (Araras), no Clube Comary (Comary), no Teresópolis Golf Club (Golfe) e no Parque Nacional da Serra dosÓrgãos (Soberbo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário