terça-feira, 13 de agosto de 2013

Campeonato Mundial de Jiu Jitsu movimenta final de semana em Teresópolis

 Finalização, estrangulamento, passagem de guarda e montada. Esses são alguns

termos que fizeram parte do vocabulário teresopolitano no último final de semana. Tudo isso por causa do Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu, que aconteceu no

Fotos: Marco Esteves
Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, no sábado, 10. Organizado pela CBLP (Confederação Brasileira de Luta Profissional), e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o campeonato recebeu cerca de 900 atletas de 70 equipes, lotando o ginásio com um público bastante animado.

De acordo com Subsecretário de Esportes e Lazer, Alexandre Trindade, o evento traz para a cidade movimentação não só no esporte, mas também na economia do município.  “A cidade está com bastante atletas, que acabam movimentando a hotelaria e os restaurantes. Além disso, os atletas e suas famílias conhecem as belezas turísticas do município”, enalteceu o Subsecretário.


Segundo Francisco Sá, presidente da CBLP, a escolha de Teresópolis como sede do Mundial é estratégica. “Teresópolis é uma cidade estratégica, tanto pelo clima maravilhoso, como pelas questões históricas que envolvem as lutas profissionais. Os grandes eventos de lutas começaram aqui, com grandes atletas locais. Sempre tivemos uma receptividade muito boa. A Prefeitura e o secretário de Esportes nos receberam de braços abertos para a realização deste evento”, disse Francisco Sá.


Fotos: Marco Esteves
Cerca de 900 atletas participaram do Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu, e muitos teresopolitanos deixaram sua marca no torneio. O atleta Fábio Valentim, da academia A2, conquistou o vice-campeonato em sua categoria. Ele agradeceu os amigos e patrocinadores que apoiaram sua participação. “Só tenho a agradecer aos meus patrocinadores pela força que me deram, e à Prefeitura e à Confederação pela realização deste evento. Agora é esperar mais oportunidades para participar de novo. Foi um campeonato de alto nível. Foi uma felicidade ter participado e chegado à final”, comemorou o competidor.

O lutador Davi Fidelis, da academia Pit Bull, ressaltou a importância do esporte em sua vida ao comentar sobre a conquista do vice-campeonato em sua categoria. “O jiu-jítsu é minha filosofia de vida, além de ser o meu trabalho. Eu trabalho com jiu-jítsu há seis anos em uma equipe bem bacana, onde é feito um excelente trabalho”, destacou Davi Fidelis.

Da academia Pit Bull, de Governador Valadares/Minas Gerais, o competidor Rodrigo Novais comentou sobre como é participar de grandes campeonatos. “É uma experiência muito gratificante, pois venho de outro mundial, onde também conquistei o título. Estou aqui representando Minas e tendo a honra de participar de um campeonato muito bom, com centenas de atletas de altíssimo nível”, disse.

Na categoria profissional, que engloba adulto, máster sênior e super sênior, foram disputados 10 cinturões, além de troféus, dados do primeiro ao quinto lugares das lutas principais, e quatro protetores bucais personalizados da Sport Block. Vinte troféus cinturãozinho também foram entregues aos vencedores das categorias de acesso, que compreende pré-mirim, mirim, infanto-juvenil e juvenil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário