sábado, 6 de julho de 2013

Sobram promessas e falta pavimentação na Prata

Morador da Estrada do Comandante cobra providências à Prefeitura


São muitos os problemas que os moradores enfrentam em sua rotina de ir e vir na Estrada do Comandante, rua que liga o bairro da Prata a outras localidades como Golfe e Quinta da Barra. Localizada exatamente em frente ao Posto do Detran na Prata a rua, que é usada por carros que aguardam a vez na fila de vistorias, recebeu concreto em seus primeiros cem metros e lajotas nos metros seguintes. Depois o quadro é de abandono total. Ao todo são aproximadamente dois quilômetros de extensão sem qualquer tipo de pavimento. O resultado são buracos, valas, poças de lama e a indignação dos moradores. Em vários


Promessas

Um deles é Gentil Marques de Paula. O profissional autônomo diz que mora há mais de 20 anos no local e que cansou de ouvir promessas das autoridades sobre possíveis providências. “Já vai para uns 20 anos que isso se arrasta na Prefeitura. Entra prefeito, sai prefeito e continua da mesma forma. Nas vésperas das eleições eles vêm aqui, fazem promessas e fica só nisso”, reclama o morador. Em períodos de chuva o problema fica ainda mais grave.
“Já ouvi dos meus vizinhos que essa rua consta na Prefeitura como asfaltada e que o trabalho já foi feito três vezes aqui. Só se asfalto agora é da cor do barro, porque, até hoje nada”.
Segundo Gentil, já houve uma tentativa de mobilização entre os moradores na criação de uma associação. Porém a ideia não foi adiante. Ele diz também que a pista é constantemente invadida por árvores que caem e que são retiradas pelos próprios moradores. “Só esse ano nós tiramos umas vinte e outras tantas vão cair ainda. Aqui passam mães e crianças. E se uma delas for atingida? E se acertar um carro?”, questiona.


Há mais de dez anos

Seu Gentil conta ainda que antigamente uma máquina patrol era enviada para consertar a rua, mas que há muito tempo esse trabalho não acontece. “Uma máquina passava uma vez por ano e melhorava alguma coisa. Depois passou a vir de dois em dois anos. Agora tem mais de dez anos que não volta. Meus vizinhos já estão desistindo de pedir. Alguns recorreram a amigos políticos, mas também estão só na promessa”, lamenta.
O morador diz também que a comunidade tem uma promessa da direção das empresas de ônibus para que a localidade seja atendida caso seja feito a pavimentação da via.
Além da falta de pavimento e dos buracos uma situação que é constantemente observada em vias de pouca movimentação: áreas para descarte de lixo e de entulho. Um trecho da rua foi premiado com essa prática, onde montanhas desse tipo de detrito foram recentemente despejadas. Há todo tipo de resíduos: restos de obra, pedaços de móveis, terra, caixas de madeira, sacos com entulho. Marcas recentes de pneus e a aparência do material despejado mostram que a prática é bastante comum.

A Estrada está com problemas e a situação dos moradores fica ainda mais grave quando chove

Acesso ao Vale da Lua e Golfe

Se estivesse em bom estado, a Estrada do Comandante poderia aparecer como uma via de visitação para turistas e ambientalistas. A via liga diretamente o bairro da Prata ao Vale da Lua, ponto muito procurado por praticantes de caminhadas ecológicas e esportes radicais como MotoCross e mountain bike. A via também leva ao bairro da Quinta da Barra, onde existe um tradicional camping. Antes da tragédia das chuvas de 2011, havia ainda uma pequena ponte que foi levada pela enxurrada e que fazia a ligação com o bairro da Cascata do Imbuí.
A reclamação foi encaminhada para a Prefeitura, que informou em nota emitida pela Assessoria de Comunicação que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos está com uma equipe trabalhando na Estrada das Montanhas, onde acontecem serviços de melhoria no calçamento. Segundo a nota, tão logo seja concluída esta tarefa, a mesma equipe será deslocada para a Estrada do Comandante, na Prata,  para executar os trabalhos de  recuperação do local.

Fonte:Andre Oliveira/ o Diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário