quinta-feira, 4 de julho de 2013

Quando um “alô” faz toda a diferença

Operadoras de Telemarketing da APPO atuam diretamente
na captação de recursos


Funcionando desde abril de 2012, o serviço de Telemarketing realizado pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, é responsável por grande parte da arrecadação financeira da instituição. Ao todo, são quatro operadoras e uma gerente que, a qualquer momento, podem telefonar para sua casa.
Cuidadosamente selecionadas, três das meninas são pacientes oncológicas e fazem parte do trabalho social realizado pela APPO através da inclusão no mercado de trabalho. “Essas pessoas foram selecionadas, através de uma avaliação psicológica, pois todas são pacientes de câncer, que já estão em controle e não estão aposentadas ou encostadas pelo INSS, ou seja, não possuem nenhum tipo de renda. É uma forma de incluí-las na sociedade”, explica Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO.
Elas trabalham das 8h às 20h, divididas em dois turnos, já que o trabalho é de extrema importância para angariar fundos para as despesas fixas, destinado diretamente para o pagamento dos salários dos funcionários. O telemarketing, com uma única pessoa e uma linha de telefone, recebia em torno de R$7.000,00 (sete mil reais) e o valor mínimo da doação é de apenas R$5,00 (cinco reais). Após a realização do contato e o preenchimento do cadastro, um funcionário vai até a residência do apoiador, com hora marcada, para receber a doação.
De acordo com Ana Cristina, o telemarketing é fundamental, principalmente após o início dos trabalhos realizados pela Casa de Apoio, o que aumentou mais ainda as despesas. “Com a inauguração da casa, necessitamos de um numero maior de funcionários, comprar alimentos, pagar luz, água e por isso precisamos aumentar a nossa arrecadação”.
Para liderar a missão de ampliação do serviço para aumentar a arrecadação, foi escolhida a coordenadora Cláudia Jockem, por sua dedicação e capacidade de trabalho durante o último ano, sempre muito responsável e carinhosa com as pessoas, características essenciais para esse tipo de serviço.
“O telemarketing receptivo é uma forma de aproximação com as pessoas que estão sempre nos ajudando e muitas vezes nós não possuímos os telefones para contatá-las”, conta a presidente da instituição.
No primeiro momento, para selecionar os números de telefone, foi utilizada uma lista cedida por outra instituição social, a COMAC, hoje, a APPO usa o cadastro das pessoas que comparecem nos eventos e pela lista telefônica.
Com o intuito de abrir mais um canal de contato com os interessados em fazer doações através do Telemarketing para a APPO, a Associação instalou uma linha para receber ligações dos interessados em conhecer a Associação, bem como o trabalho prestado na Casa de Apoio. O número é o (24) 2246-1132. Através desse telefone é possível realizar o cadastro e agendar a data da retirada da doação.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br do e-mailappo@appo.org.br, ou pessoalmente na Casa de Apoio que fica localizada à Rua Visconde da Penha, nº 72, Centro – Petrópolis – RJ.


Pelo reconhecimento dos serviços prestados elas têm até o seu dia: 04 de julho.
Com a melhora na economia do país, o mercado de telemarketing está cada vez mais aquecido. Hoje já são mais de um milhão de operadores no Brasil. Mesmo com o aumento dos postos de trabalho no setor a cada ano, conquistar uma vaga pode não ser tão fácil, pois requer algumas características mínimas. É preciso ter paciência, saber ouvir, ter capacidade de reação rápida, passar a mensagem corretamente e, na maior parte das vezes, ainda demonstrar carinho e atenção para conquistar doadores, uma das principais preocupações das organizações.
A data foi instituída no ano 2000, através da aprovação de um projeto de lei do então deputado Nivaldo Santana. 04 de julho é a data oficial para comemorar o Dia do Operador em Telemarketing, com a regulamentação do serviço como Profissão e melhores condições nos locais de trabalho, o serviço passou a ser valorizado. A data se tornou muito especial para milhares de pessoas que atuam o dia todo falando ao telefone com pessoas em todo o Brasil, seja para vender produtos ou prestar atendimentos variados.
Além de possuir essas características para preencher uma vaga, também é exigido no mínimo ensino médio, além de boas noções de português, matemática e informática. Muitos especialistas acreditam que as mulheres são as que mais se encaixam nesse perfil.
EQUIPE DE TELEMARKETING DA APPO
Lívia Maria Lacerda Pereira Vedovani
Lucimar Daniel
Paula Maria Miranda Lopes França
Sonia Miller Meira

Cláudia Maria Jochem Teixeira - Coordenadora do Telemarketing
APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos
Rua Visconde da Penha, nº 72
Centro – Petrópolis – RJ
(24) 2242-0956


Shopping Alberto Pereira Dias
Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232 
Alto da Serra – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-0359

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