sexta-feira, 26 de julho de 2013

Parque Cão Sentado em Nova Friburgo, Região Serrana, irá fechar

Atual administrador tem até esta quarta-feira (31) para encerrar atividades,turis Rio terá que renovar concessão da prefeitura.


A pedra do Cão Sentado é o principal cartão postal de Nova Friburgo e atrai turistas de toda região (Foto: Viagens Mil/Divulgação)A pedra do Cão Sentado é o principal cartão postal de Nova Friburgo e atrai turistas de toda região (Foto: Viagens Mil/Divulgação)
Os turistas e moradores de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, foram surpreendidos essa semana com a notícia do possível fechamento do Parque Cão Sentado, um dos principais pontos turísticos da região. O parque pertence à Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), porém a prefeitura do município tem a concessão do local, podendo abrir processo licitatório para pessoas interessadas na administração do Cão Sentado. Ronaldo Amorim é diretor do parque há dez anos.
Segundo a sub-secretária de Turismo de Nova Friburgo,  Valéria Mendonça, a concessão da TurisRio venceu no dia 14 de maio, mas foi solicitado ao Estado que a concessão fosse prorrogada até 15 de agosto, devido ao período de férias e à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). "Como o período de férias escolar termina nesta segunda-feira (29), pedimos ao administrador do parque (Ronaldo) que encerre as atividades até o dia 31 de julho, já que o espaço não pode continuar funcionando sem a renovação desta concessão”, explicou.
Local reúne várias belezas naturais (Foto: Divulgação)
Local reúne várias belezas naturais
(Foto: Divulgação)
A secretaria de Turismo disse, ainda, que Ronaldo Amorim sabia do término da concessão desde janeiro. No entanto, ele lamenta que essa licença tenha expirado e que o contrato não seja automaticamente renovado. “Eu reconstruí esse parque todo. O Cão Sentado foi atingido na tragédia de 2011 e eu reformei a lanchonete, banheiros, tudo”, contou Ronaldo, ressaltando que considerou o prazo muito curto para retirar todos os equipamentos do local.
“Não dependo financeiramente do parque. Tudo que eu faço é porque eu gosto. Gastei R$ 200 mil para reformar o local. Eu não estou dando prejuízo para o município”, explicou Ronaldo, lembrando que o Cão Sentado recebe muitos turistas e friburguenses nos finais de semana.
Somente na Semana Missionária em Nova Friburgo, o parque recebeu mais de 100 jovens peregrinos que percorreram a trilha até o ponto alto do local e participaram das atividades, como tirolesa e pescaria. Pelas redes sociais, o apelo é para que o Parque do Cão Sentado não feche suas portas, já que o local é um dos principais cartões postais da cidade. “O turismo é uma atividade muito complexa e que movimenta mais de 50 segmentos. Os investimentos no parque trazem retorno aos hotéis, restaurantes, comércio e tantos outros setores. Caso o parque fique nas mãos da prefeitura, ele só não pode é ser esquecido”, frisou Mathews Puga, estudante de gestão em Turismo.
Esportes de aventura também fazem partes das atividades do parque (Foto: Divulgação)
Esportes de aventura também fazem partes das
atividades do parque (Foto: Divulgação)
Para Mathews, independente do futuro, o parque não pode ficar fechado. “Esperamos que toda esta discussão e problemas tenham o melhor fim para o parque, ou melhor, esperamos que o parque não tenha fim”, destacou.      
Segundo Valéria Mendonça, assim que a TurisRio renovar a concessão com a prefeitura, será aberto processo licitatório para que todos os interessados possam concorrer à administração do Cão Sentado. “Até que a concessão seja renovada e aberta nova licitação, o parque deve ficar fechado por um ou dois meses”, acrescentou.
Nauro Ghres, vice-presidente da TurisRio, disse que a instituição já está trabalhando para renovar a concessão com o município e que está estudando a possibilidade de prorrogar um pouco mais o prazo de fechamento do local. Ele informou ainda que, na próxima semana, uma comissão da TurisRio irá até o parque para fazer uma análise e decidir o futuro da atração turística.
FonteG1

Nenhum comentário:

Postar um comentário