terça-feira, 2 de julho de 2013

Os médicos do HCTCO aderem à paralisação em protesto contra a importação de médicos


Os médicos do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) decidiram integrar e apoiar o movimento que ocorre em nível nacional em defesa da saúde pública, e que promoverá amanhã o dia nacional de mobilização contra a importação de médicos formados fora do Brasil sem a revalidação do diploma. Sendo assim, nesta quarta-feira, dia 3 de julho, não haverá atendimento ambulatorial, internações e cirurgias eletivas no HCTCO.
Segundo a Diretora Geral do HCTCO, Dra. Rosane Rodrigues Costa, “a diretoria do hospital apoia a decisão do corpo clínico”, assegurando que “estará mantido o atendimento de urgência e emergência à população, bem como os atendimentos ambulatoriais, internações e cirurgias eletivas de convênios e particular”.

Trecho da carta aos médicos enviada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR),Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (FENAM):

Os médicos na luta em defesa da saúde pública

As decisões anunciadas pelo Governo que afetam a saúde pública brasileira demonstram a incompreensão das autoridades ao apelo manifesto nas ruas. A vinda de médicos estrangeiros e a abertura de mais vagas em escolas médicas são medidas irresponsáveis, por expor a parcela mais carente e vulnerável da nossa população a profissionais mal formados e desqualificados.

A reação das entidades médicas simboliza a resistência dos profissionais e dos cidadãos ao estado de total abandono que afeta a rede pública. Não é possível acreditar que medidas midiáticas dessa ordem resolverão o acesso e a qualidade do atendimento nos serviços de saúde. Não se trata de ação corporativista, mas corporativa, no sentido de unir a força das entidades em prol do bem comum e da vida dos brasileiros.

Fonte: Mauricio Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário