segunda-feira, 8 de julho de 2013

Magé receberá novas ambulâncias do SAMU


Incubadora para SAMU - Saúde - Foto Ueliton Guimarães 29A frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, receberá novos veículos do governo federal. O termo de adesão foi assinado nesta quarta-feira, 3 de julho, no Palácio Anchieta.
O documento firmado diretamente com o Ministério da Saúde para o fornecimento das ambulâncias faz parte de uma reivindicação do CISBAF (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense), que administra a Central de Regulação regional. E o órgão federal é quem fará o envio das ambulâncias.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bagueira, "a iniciativa faz parte do aprimoramento da rede de urgência e emergência que trabalhará integrada com as unidades de saúde, Postos 24 horas e a nova UPA em Piabetá que será inaugurada no segundo semestre deste ano".

Segundo dados do Ministério da Saúde, as ambulância do SAMU são classificadas em dois diferentes tipos: a USB - Unidade de Suporte Básica - que atende casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida, e a USA - Unidade de Suporte Avançado - mais conhecida como UTI Móvel, que conta com sistema de Tele-Eletrocardiografia Digital, usada para salvar vítimas de infarto e arritmia, consideradas doenças cardiovasculares graves.
Esses sistema de socorro avançado pode reduzir em até 20% o risco de morte por doenças cardíacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário