segunda-feira, 24 de junho de 2013

Prefeitura inaugura lixeira subterrânea na Lapa


Depois de inúmeras denúncias feitas pelo Jornal Folha do Centro quanto ao descaso com a limpeza na região da Lapa, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, inaugurou no final de maio, a Lixeira Subterrânea da Lapa, situada na Praça Cardeal Câmara, entre a Rua dos Arcos e a Av. Mem de Sá.
Com um reservatório de 5m³, equivalente a uma caçamba tradicional, e um inovador desenho desenvolvido pelo designer carioca Zanini de Zanine, o equipamento conta com um grande diferencial: a capacidade de compactar o lixo, podendo estocar até 25 m³ de material.
Outra vantagem desse mecanismo é a eliminação da possibilidade de contato entre agentes externos (animais, moscas, mosquitos, insetos) e o lixo. Além do tratamento adequado do chorume, já que uma bomba automática direciona o material diretamente para a rede de esgoto, evitando o mau cheiro.
Segundo a COMLURB, a lixeira demorou ao todo dois meses para ficar pronta. O reservatório equivale a aproximadamente 104 dos tradicionais contêineres de cor laranja. Além disso, outro de seus objetivos é eliminar a poluição visual causada pelos sacos de lixo soltos e depositados indevidamente ao lado de postes e árvores.
Operada de forma elétrica, a lixeira funciona como uma espécie de elevador para que a coleta possa ser feita pelo caminhão. O serviço está avaliado em R$ 30 mil mensais. Caso o sistema demostre viabilidade durante o período de testes, será implantado em outros locais da Lapa e do Centro.
Segundo moradores da Rua do Riachuelo, já foram, também, instalados novos contêineres para recolhimento do lixo nos condomínios, como havia sido requisitado em matéria feita pelo jornal em sua 196ª edição, em janeiro de 2013. Também já podem ser encontrados vários contênires compactadores de cor verde, próximos aos arcos.
O primeiro passo já foi dado, mas ainda há muitas questões a resolver quanto à limpeza urbana, sem dúvida, um dos maiores problemas da Lapa. As questões do esgoto e do escoamento da água da chuva também pedem muita atenção das autoridades, já que são recorrentes os alagamentos e o vazamento de esgoto na região.
Somado a isso, um programa de conscientização da população é extremamente necessário. Mesmo com as multas que a Prefeitura promete aplicar a quem jogar lixo nas ruas a partir de julho desse ano, que podem chegar a R$980,00, o lixo doméstico, na maioria das vezes, continua sendo descartado em locais inapropriados por toda a Lapa.


Fonte:folhadocentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário