quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestantes fecham viaduto no Centro de Nova Friburgo, RJ

Manifestação pacífica cobra ações do poder público.

Moradores da cidade se emocionaram cantando o Hino Nacional.

Manifestação em Nova Friburgo está prevista para começar às 18 horas (Foto: Juliana Scarini/G1)Manifestação em Friburgo começou às 18h20 e prossegue pelas ruas da cidade.  (Foto: Juliana Scarini/G1)
Às 21h10, de ontem os manifestantes de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio,  já haviam passado pela prefeitura da cidade. Eles seguiram direto para a Praça Marcílio Dias. O trânsito no Centro da cidade ficou parado  no viaduto que da acesso ao Paissandu, principal via de acesso a bairros e ao Centro da cidade.
Uma parte dos manifestantes ficou em frente à Câmara Municipal e outra parte tentou fechar as principais ruas do Centro. " Tudo aqui está sendo feito de forma organizada e pacífica. Queremos parar totalmente a cidade. Ninguém sai, ninguém entra, e ninguém vai poder ir pra casa, pelo menos por enquanto", disse um dos estudantes que, ao mesmo tempo que falava com a imprensa, tentava passar no meio da multidão".
Os moradores de Nova Friburgo aderiram ao movimento de protestos que tomou conta de todo o país nesta quarta-feira (19). A manifestação começou por volta das 18h20 e mais de sete mil pessoas, segundo a Polícia Militar, caminharam pacificamente pela Avenida Alberto Braune, em direção à prefeitura da cidade, cantando o Hino Nacional e com palavras e ordem, como " Abaixo a corrupção" ou " Não queremos a Copa, mas mais saúde e educação".
Um motociclista tentou passar pelos manifestantes e foi detido pela polícia. Segundo os policiais, ele nao tinhá carteita de habilitação e é menor de idade. Um motorista tentou furar o bloqueio, gerando a revolta dos manifestantes que acionaram a polícia.
Os manifestantes tentam armar um cerco e bloquear todas as entradas e saídas da cidade. O movimento é pacifico e não há, segundo a polícia, registro de acidentes.
Manifestantes de Nova Friburgo, RJ,  tomam a Av. Alberto Braune (Foto: Juliana Scarini/G1)
Manifestantes de Nova Friburgo, RJ, tomaram
a Av. Alberto Braune (Foto: Juliana Scarini/G1)
Saiba mais sobre o protesto 
Por volta das 19h, os manifestantes começaram a cantar o Hino Nacional. Muita gente se emociou na avenida. " Tenho 74 anos, já vi muita coisa, já participei de outras passeatas. Mas dessa vez a energia é outra. O sentimento é outro. Este país realmente está crescendo e essa juventude está dando um exemplo de consciência e organização", comentou Vera Lúcia Pinheiro, 63 anos, que lembrou seu tempo de integrante de movimentos estudantis, nas décadas de 60 e 70.

Os manifestantes questionam o atraso na reconstrução da região serrana e perguntam onde está a verba destinada para as obras. Em muitas faixas e cartazes, apelos por mais investimentos nas áreas de educação e saúde. Os friburguenses também cobram mais repeito dos políticos e criticam a corrupção em todo o país.
Manifestantes alegam não tolerar mais desculpas dos políticos. (Foto: Juliana Scarini/G1)
Manifestantes alegam não tolerar mais desculpas
dos políticos. (Foto: Juliana Scarini/G1)
Alguns defendem que o aumento do valor da energia elétrica, que passou a vigorar nesta terça-feira (18), deveria ser investido na saúde.
" É muito problema para umá só manifestação. Essa passagem de ônibus é um absurdo. O trabalhador sai prejudicado. Queremos saúde educação de qualidade. Issó revolta o povo " , disse Walter Neto,  29 anos
" O ônibus em Friburgo está umá vergonha. Idoso não tem segurança para andar nos veículos. Cadê a qualidade? ", questiona Márcia Coutinho, de 16 anos.

O policiamento foi reforçado.  Segundo a Polícia Militar, 25 viaturas e 80 policiais estão espalhados em pontos estratégicos da cidade. A Guarda Municipal está com o efetivo normal de 80 homens nas ruas.

O comércio do Centro da cidade fechou as portas por volta das 18 horas. Os comerciantes de Nova Friburgo não acreditam em vandalismos, queriam mesmo é participar do protesto e permiitir que seus funcionários também estivessem lá.
Fonte:Juliana Scarini do g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário