quinta-feira, 13 de junho de 2013

Anunciadas atrações do Festival de Inverno da Dell'Arte em Petrópolis, RJ

13ª edição do evento acontece de 5 a 21 de julho.

Atrações foram divulgadas em coletiva realizada nesta quinta-feira (13).


Coletiva dellarte 2013 (Foto: Andressa Canejo/G1)Durante coletiva de imprensa foi anunciada a programação do festival (Foto: Andressa Canejo
Cabalístico ou não, o número 13 parece marcar a edição do Festival de Inverno da Dell'Arte 2013 que acontece no próximo mês em Petrópolis, Região Serrana do Rio. O evento vai acontecer de 5 a 21 de julho em diversos espaços do município. São 13 espaços que vão receber as mais de 40 atrações; 13 instituições que serão beneficiadas com a campanha da solidariedade nesta 13ª edição que foi anunciada em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (13).

Como já é tradição do Festival de Inverno da Dell'Arte, a música erudita é o carro chefe da programação, que contará com apresentação de óperas e concertos de violino, piano e cravo. “A música clássica ocupa lugar evidente no festival, até porque é a nossa proposta. Mas, tem espaço para todos os outros estilos, além de dança, teatro e palestras”, pontuou a idealizadora do evento e presidente da Dell'Arte, Myrian Dauelsberg.

Os clássicos 'Concertos à Luz de Velas' e 'ao Meio-Dia' continuam na programação que acontece em diferentes palcos –  Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Theatro D. Pedro, Palácio de Cristal, Hotel Solar do Império, Palácio Rio Negro, Centro Cultural Raul de Leoni -, e que nesta edição conta com mais dois espaços, a Casa de Cláudio de Souza e a Câmara Municipal de Petrópolis.

A abertura, como em todas as edições anteriores, acontece com um concerto de órgão na Catedral. Neste ano, o convidado é Marcelo Giannini, brasileiro radicado há mais de 30 anos na Alemanha e  considerado um dos três maiores organistas da atualidade. Também não ficam de fora do evento as homenagens. Entre elas, o festival vai destacar o Ano da Alemanha no Brasil; os 150 anos de Ernesto Nazareth; o bicentenário de Verdi; os 70 anos de morte de Rachmaninoff; além do centenário de Vinícius de Moraes.

Nesta 13ª edição, o festival dá mais um passo para expandir a programação para os distritos. Alguns shows terão como palco o restaurante Don Bistrô, em Itaipava. “Este é o primeiro passo para tentarmos invadir Itaipava no próximo ano”, adiantou Myrian.

Outro ponto do festival é a campanha da solidariedade, que neste ano tem como madrinha a empresária Célia de Azevedo. As atrações são a preços populares e diversos eventos têm entrada franca, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. A intenção é superar as quatro toneladas de alimentos arrecadados em 2012.

Fonte:g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário